terça-feira, 31 de março de 2009

Feira de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade


3º ano - Sitio dos Miúdos

O terceiro ano está se divertindo com alguns sites infantis. O que eles mais gostaram até agora foi o http://www.sitiodosmiudos.pt/, no item Miniclick...


Este é um site Português educacional muito interessante que contém jogos, histórias para serem lidas e ouvidas (com sotaque português, é claro).


Ele é dividido em três partes: MINICLICK, para crianças até 8 anos, PLANETA CLICK, para crianças entre 8 e 12 anos, e CLICK para crianças acima de 12 anos...

Palestra sobre Dificuldades na Inclusão do Surdo

No dia 02 de Abril de 2009 vou fazer uma palestra sobre Inclusão do Aluno Surdo na Escola Regular para professores da Escola Estadual "Frederico Vergueiro Steidel".
O objetivo é mostrar para os professores que há muito mais informações do que se imagina que ele necessita saber para lidar com a criança surda como, por exemplo, Idade da perda da audição, grau da perda entre outros aspectos importantes.
Há um despreparo (que não é culpa do professor) na hora de recepcionar esses alunos que acabam ficando mais excluídos do que nunca.
A idéia é sensibilizar os professores para que entendam quais as maiores dificuldades (não só para os professores) para as crianças se adaptarem e também dar algumas dicas para melhorar essa "inclusão" criando caminhos e interesses mútuos.
Após a palestra, postarei fotos e comentários sobre o assunto.
Até mais

2º Congresso Nacional sobre Surdez

São José dos Campos será sede de Congresso Nacional Sobre SurdezEvento contará com a participação de renomados especialistas, além de estudiosos e pesquisadores da áreaCom o objetivo de promover a informação e discussões sobre a deficiência auditiva, a AADA – Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo realizará nos dias 22 e 23 de maio, o II Congresso Nacional Sobre Surdez.

Participarão do evento profissionais e pesquisadores das mais distintas áreas de atuação, que por meio de atividades focadas, principalmente, nas formas de inclusão educacional e social do surdo, darão oportunidade aos profissionais das áreas afins, estudantes e demais interessados, receberem informações de alto nível técnico sobre a deficiência.

Outro tema de suma importância que será apresentado durante o congresso, é a saúde do surdo e as formas de prevenção através de exames de baixa complexidade, além de observação das crianças desde o nascimento.O evento acontecerá no Centro de Eventos do Parque Tecnológico de São José dos Campos, das 9 às 18 horas.

Em breve será divulgada a programação completa.

Para participar, o interessado deverá pagar uma taxa bancária e enviar o comprovante juntamente com a ficha de inscrição, corretamente preenchido, que estará disponível no site da associação – http://www.aadasjc.org/.

Valores das inscrições

Até dia 30/4

Surdos: R$ 35,00
Estudantes: R$ 50,00
Demais interessados: R$ 80,00

Até dia 15/5

Surdos: R$ 40,00
Estudantes: R$ 60,00
Demais interessados: R$ 90,00

Após 15/5 (somente serão aceitas inscrições na entidade ou local do evento)

Surdos: R$ 50,00
Estudantes: R$ 70,00
Demais interessados: R$ 100,00

Dados para depósito

Banco BradescoAgência 0225-9
Conta corrente 333.444-9

Os interessados em conhecer a AADA – Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo podem agendar uma visita. A associação fica na Rua Fagundes Varela, 71, Jardim Maringá, São José dos Campos,SP.

Mais informações sobre o evento, ligue para (12) 3943-4729 ou mande um e-mail para aadacongresso@hotmail.com

II Congresso Nacional Sobre Surdez – Atualidades na Inclusão Educacional e Social do Surdo

Data: 22 e 23 de maio, das 9 às 18 horas
Local: Centro de Eventos do Parque Tecnológico – São José dos Campos
Rodovia Presidente Dutra, KM 138, Distrito de Eugênio de MeloInformações

AADA – Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo
Rua Fagundes Varela, 71 - Jd. Maringá São José dos Campos - SP
Tel. (12) 3943- 4729
aadacongresso@hotmail.com

4º Ano - Processando......

O 4º, como as series anteriores, estão aprendendo um pouco mais sobre as partes do computador e seu funcionamento!!! O que é processamento, o que são periféricos e quais os cuidados que devemos ter com estes equipamentos que nos são tão essenciais nos dias de hoje.

A galerinha está conectada!!!!

Abaixo vai uma mostra de atividade que estamos fazendo!!


Dicas:

1 – É aquele objeto que vem com jogos ou com música.
2 – Eles nos permitem escrever textos, desenhar, ouvir música, acessar a internet e, em inglês, o nome é software
3 – É a parte da máquina que faz o processamento, isto é, que “pensa”.
4 – É um bichinho muito útil em um computador, e tem até rabinho... Seu nome está em inglês, mas em português fica RATO
5 – É o periférico de entrada que usamos com os dedos. Ele tem várias teclas.
6 – Copia os desenhos ou os trabalhos como se fosse uma xérox, mas leva a cópia para dentro do computador. É um periférico de entrada que hoje em dia vem junto com as impressoras.
7 – Sem ele não conseguimos ver nada. Parece uma televisão.

Leitura Responsável e Consciente

Faz-se necessário perceber que a leitura deve ser inserida com consciência e responsabilidade no contexto educacional com a finalidade de se formarem cidadãos críticos e curiosos, que não apenas interligam as letras ou observam símbolos diversos, mas que realizam uma leitura de mundo que os poderá transformar e propiciar a eles ferramentas necessárias para uma compreensão plena e eficaz.

Segundo Paulo Freire: "Neste processo, não se trata propriamente de entregar ou de transferir às massas populares a explicação rigorosa ou mais rigorosa dos fatos como algo acabado, paralisado, pronto, mas contar, estimulando e desafiando, com a capacidade de fazer, de pensar, de saber e de criar das massas populares"

Língua Escrita - Seu prestígio

Segundo Saussure há quatro fatores que fazem com que a língua escrita tenha tanto prestígio nas civilizações desenvolvidas:

1º – A imagem gráfica dos vocábulos constitui um objeto mais adequado para a representação.
2º – As pessoas, na maior parte das vezes, têm maior facilidade para apreender as impressões visuais. Assim, a imagem gráfica sobrepõe-se à sonora.
3º – A Literatura intensifica a importância da escrita. Além disso, a escola utiliza o livro como elemento principal na relação ensino-aprendizagem. A língua aparece regulamentada por um código – escrito – que dita as normas – acentuação e ortografia, por exemplo. Esquece-se, porém, de que, primeiramente, aprende-se a falar e só depois a escrever.
4º – Finalmente, se existe o desacordo entre a língua e a ortografia, invariavelmente, esta acaba como vencedora.

Pictogramas Modernos!!!


O primeiro sistema de reprensentação pictórica internacional foi desenvolvida pelo movimento ISOTYPE, que teve início nos anos de 1920, encabeçado por Otto Neurath, em Viena. O desenhos dos pictogramas modernos são uma evolução das gravuras de Gerd Arntz participou do ISOTYPE trabalhando para Otto Neurath.
O tipógrafo franco-suiço Adrian Frutiger criou uma série de estudos sobre pictografia moderna, e desenhou toda a sinalização do aeroporto Charles de Gaulle.
Em 1964, Masaru Katzumie criou os pictogramas das Olimpiadas de Tóquio, um dos primeiros sistemas de pictogramas influenciados pelo ISOTYPE aplicados à sinalização.
Em 1972, o designer alemão Otl Aicher criou os pictogramas dos olimpíadas da Alemanha de 1972, que também tiveram um impacto na forma estética da sinalização pública.
Em 1976, o American Institute of Graphic Arts criou, para o departamento de transporte norte-americano, um sistema de sinalização pictográfico que se tornou o padrão internacional no uso de pictogramas.

5º ano - Perigos da Informática

No primeiro bimestre, trabalhamos sobre o funcionamento do computador, alguns cuidados necessários. Mas, principalmente, falamos sobre os problemas da superexposição que as crianças tem presenciado. ORKUT, FACEBOOK, MSN entre outros (muuuuitos outros) podem trazer problemas, inclusive para a máquina, que não gostaríamos.
A facilidade em comprar computadores e essa geração que já está nascendo Conectada são assuntos que devem ser tratados. A internet é muito boa, comprar pela web é muito prático, conversar com quem nunca poderíamos se não fosse a net é muito estimulante, mas tem seus perigos e é preciso saber um pouco sobre eles....
Fizeram cartazes sobre o assunto que estarão sendo colocados aqui para visualização de todos. Ficaram ótimos!!!

6º Ano

A galera do 6º ano está se divertindo com o BLOG.
Eles aprenderam o que é um blog e quais as utilizações que podem ter. Então decidiram fazer um blog sobre o trabalho com a preservação do meio ambiente que estavam fazendo com a professora CIDA de Ciências. Alguns escolheram POLUIÇÃO, outros, ANIMAIS EM EXTINÇÃO, e por aí vai. Eles devem colocar, semanalmente, um texto que eles fazem mediante as pesquisas. Também podem colocar imagens, vídeos e links interessantes para que as pessoas vejam o que pesquisaram.
Todos os alunos colocarão o BLOG dos amigos como Blogs Amigos e permitirão que todos tenham acesso a todos! Estão ficando lindos os BLOGS!
Na próxima postagem já colocarei alguns links por aqui!!!
Eles vão amar!!!!

7º Ano - Artes e informática

Os alunos do 7º ano estão empolgados em fazer um trabalho grande!!!
Eles tem que inventar um produto ecologicamente correto.
Além disso, eles terão que fazer uma campanha publicitária para "vender" seu produto. Então será necessário criar um NOME, um SLOGAN e um JINGLE. Eles terão que explicar o que é o produto e porque está sendo criado (qual problema vai solucionar, que tipo de ajuda ecológica ele vai dar). Terão também que montar um panfleto utilizando o EDITOR DE TEXTOS e seus recursos visuais. Não podemos nos esquecer da propaganda animada e nem das fotos ou vídeos para fazer um Making Of. A professora de ARTE vai ajudar na confecção dos trabalhos e a professora de informática (EU) vai ajudar na campanha publicitária.

8º Ano - Ciências, Água

O 8º ano está preparando um jornal eletrônico que vai falar sobre a água. Este tema está sendo trabalhado com a professora Cida, de ciências, e vai ser colocado em forma de jornal, no formato PDF. Dessa forma os alunos trabalham com o editor de textos (word, writer...) aprendendo novos recursos ou treinando recursos que eles conhecem, mas nem sempre lembram ou não sabem exatamente para que servem.
Nesse trabalho vão utilizar muito o recurso de CAIXA DE TEXTO, barra de ferramentas DESENHO (e, por consequencia, o menu EXIBIR). Trabalharão também com o WORDART/FONTWORK.
Primeiramente eles tiveram que determinar que tipo de informações eles gostariam de ter no jornal, depois criaram seções para colocá-las para que não ficassem misturadas ou perdidas no meio das páginas e, então, determinaram o LAYOUT das páginas (o que vai ficar onde).
Daí, foi só fazer as pesquisas sobre os assuntos escolhidos e montar as matérias nos espaços determinados.
Cada grupo criou um nome para seu jornal. A criatividade rolou solta nessa garotada!!! Os nomes ficaram ótimos e os jornais estão ficando super legais.

PRÁTICA

Não há nada mais valioso do que a vivência, a experiência...

"O que eu ouço, esqueço.
O que eu vejo, lembro.
O que eu faço, aprendo."
Confúcio

Instrução Programada

A instrução programada é uma das formas de se trabalhar com a informática na Educação. É um trabalho direcionado, onde professor conduz linearmente as informações e questionamentos dos alunos.
Funciona de maneira simples: divide-se o conteúdo em pequenos segmentos (módulos) depois do qual sempre há um questinamento para a confirmação de aprendizado. Esse questionamento encaminhará para uma resposta correta, que deve ser confirmada utilizando-se de algum recurso visual com uma imagem, ou até mesmo de um som, e pode ser acompanhado da explicação para fixação do assunto - ou o questionamento encaminhará para uma resposta errada onde pode haver uma explicação do que seria o correto antes de o aluno continuar, ou mesmo, pode ser uma segunda chance, fazendo com que o aluno refaça o exercício. Abaixo temos um exemplo bem simples:

Conteúdo
Mamífero é todo o animal que mama quando é filhote.
Todo animal que mama quando filhote é um mamífero

Questionamento
Quando um animal mama ao nascer, podemos afirmar que ele é um _____________

Para resposta correta...
Parabéns!!! A resposta correta é Mamífero

Para resposta incorreta...
Ah..... Não foi dessa vez! Tente novamente!!!

Uma forma interessante e simples de se utilizar essa forma é com o software de Edição de Apresentação (power point, br office impress...) Onde cada parte fica em um slide que pode ter um apelo audiovisual interessante (mas não exagerado) e, para ligar umas as outras utilizamos o HIPERLINK.

Tente fazer uma instrução programada com o Editor de Apresentações

segunda-feira, 23 de março de 2009

9 ano

Para o 9 ano o projeto é um site que fala sobre o meio ambiente. A turma vai trabalhar com HTML, aprendendo como se faz um site de forma simples e também vai trabalhar com pesquisas sobre o assunto, procurando e conhecendo sites de organizações que trabalham com algum tipo de proteção ao meio ambiente.
Além disso, irão também fazer um papel de repórteres da escola, divulgando, mostrando e participando dos trabalhos de todas as outras séries. Será um site com informações interessantes, recheado de fotos e links para mostrar que com a natureza não se brinca.
E não é só pra ler e mostrar não. A idéia é trabalhar com os valores das crianças e adolescentes para que eles passem a ver o bom tratamento ao meio ambiente como uma ação corriqueira e inserida em seus conceitos.

Vamos lá, 9º ano!!!

BEM VINDOS!!!

Olá pessoal!
Eu criei esse blog para ilustrar uma das utilizações das TIC's na educação. Aqui postarei material para minhas turmas na faculdade, para meus alunos do colégio e também vou reservar um espaço para falar um pouco sobre meios tecnológicos para ajudar na educação da pessoa surda.
Espero que todos gostem e participem deste blog!