terça-feira, 31 de março de 2009
3º ano - Sitio dos Miúdos
Este é um site Português educacional muito interessante que contém jogos, histórias para serem lidas e ouvidas (com sotaque português, é claro).
Ele é dividido em três partes: MINICLICK, para crianças até 8 anos, PLANETA CLICK, para crianças entre 8 e 12 anos, e CLICK para crianças acima de 12 anos...
Palestra sobre Dificuldades na Inclusão do Surdo
O objetivo é mostrar para os professores que há muito mais informações do que se imagina que ele necessita saber para lidar com a criança surda como, por exemplo, Idade da perda da audição, grau da perda entre outros aspectos importantes.
Há um despreparo (que não é culpa do professor) na hora de recepcionar esses alunos que acabam ficando mais excluídos do que nunca.
A idéia é sensibilizar os professores para que entendam quais as maiores dificuldades (não só para os professores) para as crianças se adaptarem e também dar algumas dicas para melhorar essa "inclusão" criando caminhos e interesses mútuos.
Após a palestra, postarei fotos e comentários sobre o assunto.
Até mais
2º Congresso Nacional sobre Surdez
São José dos Campos será sede de Congresso Nacional Sobre SurdezEvento contará com a participação de renomados especialistas, além de estudiosos e pesquisadores da áreaCom o objetivo de promover a informação e discussões sobre a deficiência auditiva, a AADA – Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo realizará nos dias 22 e 23 de maio, o II Congresso Nacional Sobre Surdez.
Participarão do evento profissionais e pesquisadores das mais distintas áreas de atuação, que por meio de atividades focadas, principalmente, nas formas de inclusão educacional e social do surdo, darão oportunidade aos profissionais das áreas afins, estudantes e demais interessados, receberem informações de alto nível técnico sobre a deficiência.
Outro tema de suma importância que será apresentado durante o congresso, é a saúde do surdo e as formas de prevenção através de exames de baixa complexidade, além de observação das crianças desde o nascimento.O evento acontecerá no Centro de Eventos do Parque Tecnológico de São José dos Campos, das 9 às 18 horas.
Em breve será divulgada a programação completa.
Para participar, o interessado deverá pagar uma taxa bancária e enviar o comprovante juntamente com a ficha de inscrição, corretamente preenchido, que estará disponível no site da associação – http://www.aadasjc.org/.
Valores das inscrições
Até dia 30/4
Surdos: R$ 35,00
Estudantes: R$ 50,00
Demais interessados: R$ 80,00
Até dia 15/5
Surdos: R$ 40,00
Estudantes: R$ 60,00
Demais interessados: R$ 90,00
Após 15/5 (somente serão aceitas inscrições na entidade ou local do evento)
Surdos: R$ 50,00
Estudantes: R$ 70,00
Demais interessados: R$ 100,00
Dados para depósito
Banco BradescoAgência 0225-9
Conta corrente 333.444-9
Os interessados em conhecer a AADA – Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo podem agendar uma visita. A associação fica na Rua Fagundes Varela, 71, Jardim Maringá, São José dos Campos,SP.
Mais informações sobre o evento, ligue para (12) 3943-4729 ou mande um e-mail para aadacongresso@hotmail.com
II Congresso Nacional Sobre Surdez – Atualidades na Inclusão Educacional e Social do Surdo
Data: 22 e 23 de maio, das 9 às 18 horas
Local: Centro de Eventos do Parque Tecnológico – São José dos Campos
Rodovia Presidente Dutra, KM 138, Distrito de Eugênio de MeloInformações
AADA – Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo
Rua Fagundes Varela, 71 - Jd. Maringá São José dos Campos - SP
Tel. (12) 3943- 4729
aadacongresso@hotmail.com
4º Ano - Processando......
A galerinha está conectada!!!!
Abaixo vai uma mostra de atividade que estamos fazendo!!
Dicas:
1 – É aquele objeto que vem com jogos ou com música.
2 – Eles nos permitem escrever textos, desenhar, ouvir música, acessar a internet e, em inglês, o nome é software
3 – É a parte da máquina que faz o processamento, isto é, que “pensa”.
4 – É um bichinho muito útil em um computador, e tem até rabinho... Seu nome está em inglês, mas em português fica RATO
5 – É o periférico de entrada que usamos com os dedos. Ele tem várias teclas.
6 – Copia os desenhos ou os trabalhos como se fosse uma xérox, mas leva a cópia para dentro do computador. É um periférico de entrada que hoje em dia vem junto com as impressoras.
7 – Sem ele não conseguimos ver nada. Parece uma televisão.
Leitura Responsável e Consciente
Segundo Paulo Freire: "Neste processo, não se trata propriamente de entregar ou de transferir às massas populares a explicação rigorosa ou mais rigorosa dos fatos como algo acabado, paralisado, pronto, mas contar, estimulando e desafiando, com a capacidade de fazer, de pensar, de saber e de criar das massas populares"
Língua Escrita - Seu prestígio
1º – A imagem gráfica dos vocábulos constitui um objeto mais adequado para a representação.
2º – As pessoas, na maior parte das vezes, têm maior facilidade para apreender as impressões visuais. Assim, a imagem gráfica sobrepõe-se à sonora.
3º – A Literatura intensifica a importância da escrita. Além disso, a escola utiliza o livro como elemento principal na relação ensino-aprendizagem. A língua aparece regulamentada por um código – escrito – que dita as normas – acentuação e ortografia, por exemplo. Esquece-se, porém, de que, primeiramente, aprende-se a falar e só depois a escrever.
4º – Finalmente, se existe o desacordo entre a língua e a ortografia, invariavelmente, esta acaba como vencedora.
Pictogramas Modernos!!!
O tipógrafo franco-suiço Adrian Frutiger criou uma série de estudos sobre pictografia moderna, e desenhou toda a sinalização do aeroporto Charles de Gaulle.
Em 1964, Masaru Katzumie criou os pictogramas das Olimpiadas de Tóquio, um dos primeiros sistemas de pictogramas influenciados pelo ISOTYPE aplicados à sinalização.
Em 1972, o designer alemão Otl Aicher criou os pictogramas dos olimpíadas da Alemanha de 1972, que também tiveram um impacto na forma estética da sinalização pública.
Em 1976, o American Institute of Graphic Arts criou, para o departamento de transporte norte-americano, um sistema de sinalização pictográfico que se tornou o padrão internacional no uso de pictogramas.
5º ano - Perigos da Informática
A facilidade em comprar computadores e essa geração que já está nascendo Conectada são assuntos que devem ser tratados. A internet é muito boa, comprar pela web é muito prático, conversar com quem nunca poderíamos se não fosse a net é muito estimulante, mas tem seus perigos e é preciso saber um pouco sobre eles....
Fizeram cartazes sobre o assunto que estarão sendo colocados aqui para visualização de todos. Ficaram ótimos!!!
6º Ano
Eles aprenderam o que é um blog e quais as utilizações que podem ter. Então decidiram fazer um blog sobre o trabalho com a preservação do meio ambiente que estavam fazendo com a professora CIDA de Ciências. Alguns escolheram POLUIÇÃO, outros, ANIMAIS EM EXTINÇÃO, e por aí vai. Eles devem colocar, semanalmente, um texto que eles fazem mediante as pesquisas. Também podem colocar imagens, vídeos e links interessantes para que as pessoas vejam o que pesquisaram.
Todos os alunos colocarão o BLOG dos amigos como Blogs Amigos e permitirão que todos tenham acesso a todos! Estão ficando lindos os BLOGS!
Na próxima postagem já colocarei alguns links por aqui!!!
Eles vão amar!!!!
7º Ano - Artes e informática
Eles tem que inventar um produto ecologicamente correto.
Além disso, eles terão que fazer uma campanha publicitária para "vender" seu produto. Então será necessário criar um NOME, um SLOGAN e um JINGLE. Eles terão que explicar o que é o produto e porque está sendo criado (qual problema vai solucionar, que tipo de ajuda ecológica ele vai dar). Terão também que montar um panfleto utilizando o EDITOR DE TEXTOS e seus recursos visuais. Não podemos nos esquecer da propaganda animada e nem das fotos ou vídeos para fazer um Making Of. A professora de ARTE vai ajudar na confecção dos trabalhos e a professora de informática (EU) vai ajudar na campanha publicitária.
8º Ano - Ciências, Água
Nesse trabalho vão utilizar muito o recurso de CAIXA DE TEXTO, barra de ferramentas DESENHO (e, por consequencia, o menu EXIBIR). Trabalharão também com o WORDART/FONTWORK.
Primeiramente eles tiveram que determinar que tipo de informações eles gostariam de ter no jornal, depois criaram seções para colocá-las para que não ficassem misturadas ou perdidas no meio das páginas e, então, determinaram o LAYOUT das páginas (o que vai ficar onde).
Daí, foi só fazer as pesquisas sobre os assuntos escolhidos e montar as matérias nos espaços determinados.
Cada grupo criou um nome para seu jornal. A criatividade rolou solta nessa garotada!!! Os nomes ficaram ótimos e os jornais estão ficando super legais.
PRÁTICA
"O que eu ouço, esqueço.
O que eu vejo, lembro.
O que eu faço, aprendo."
Confúcio
Instrução Programada
Funciona de maneira simples: divide-se o conteúdo em pequenos segmentos (módulos) depois do qual sempre há um questinamento para a confirmação de aprendizado. Esse questionamento encaminhará para uma resposta correta, que deve ser confirmada utilizando-se de algum recurso visual com uma imagem, ou até mesmo de um som, e pode ser acompanhado da explicação para fixação do assunto - ou o questionamento encaminhará para uma resposta errada onde pode haver uma explicação do que seria o correto antes de o aluno continuar, ou mesmo, pode ser uma segunda chance, fazendo com que o aluno refaça o exercício. Abaixo temos um exemplo bem simples:
Conteúdo
Mamífero é todo o animal que mama quando é filhote.
Todo animal que mama quando filhote é um mamífero
Questionamento
Quando um animal mama ao nascer, podemos afirmar que ele é um _____________
Para resposta correta...
Parabéns!!! A resposta correta é Mamífero
Para resposta incorreta...
Ah..... Não foi dessa vez! Tente novamente!!!
Uma forma interessante e simples de se utilizar essa forma é com o software de Edição de Apresentação (power point, br office impress...) Onde cada parte fica em um slide que pode ter um apelo audiovisual interessante (mas não exagerado) e, para ligar umas as outras utilizamos o HIPERLINK.
Tente fazer uma instrução programada com o Editor de Apresentações
segunda-feira, 23 de março de 2009
9 ano
Além disso, irão também fazer um papel de repórteres da escola, divulgando, mostrando e participando dos trabalhos de todas as outras séries. Será um site com informações interessantes, recheado de fotos e links para mostrar que com a natureza não se brinca.
E não é só pra ler e mostrar não. A idéia é trabalhar com os valores das crianças e adolescentes para que eles passem a ver o bom tratamento ao meio ambiente como uma ação corriqueira e inserida em seus conceitos.
Vamos lá, 9º ano!!!
BEM VINDOS!!!
Eu criei esse blog para ilustrar uma das utilizações das TIC's na educação. Aqui postarei material para minhas turmas na faculdade, para meus alunos do colégio e também vou reservar um espaço para falar um pouco sobre meios tecnológicos para ajudar na educação da pessoa surda.
Espero que todos gostem e participem deste blog!