quarta-feira, 29 de abril de 2009

VII Congresso Internacional de Educação

É possível acessar os vídeos dos palestrantes do congresso em www.moderna.com.br/tvweb.

domingo, 26 de abril de 2009

Inclusão do Aluno Surdo

Para incluir é necessário que se conheça um pouco sobre o assunto.
Para incluir um aluno surdo é necessário conhecer um pouco sobre surdez. O que pode auxiliar um professor no trato com esse aluno é saber um pouco do seu histórico:
  • Grau da perda
  • Idade da perda
  • Etiologia
  • Fatores comunicativos/educativos

Sabendo um pouco sobre esses quatro fatores, fica mais fácil lidar com o aluno.
Vou postar um pouco sobre cada um dos itens nos próximos artigos.
Beijos

TECNOLOGIAS

Podemos fazer tudo isso (diários, portifólios, listas, etc) usando o computador????
Claro que sim!

"Usar as tecnologias de comunicação e informação nos ajuda a ter idéias e a expressar o que pensamos, e nos leva a mais um ambiente de aprendizado e pesquisa (e que vasto ambiente democrático de leitura e fonte para produção de textos!). O uso do computador e internet pode estimular habilidades cognitivas importantes, e torna possível o sonho do acesso livre e democrático à cultura e ao conhecimento." Revista nova escola

Temos vários sites que nos ajudam com esse trabalho. Um deles, muito interessante, é o EDUCAREDE onde podemos montar um livro virtual fazendo todo um trabalho a distância.
Podemos montar vários tipos de livros: de opinião, técnicos, manuais, projetos...
Vamos começar a fazer algo do gênero!
Beijos

Palavra escrita, a melhor amiga da memória!

Escreva o que não deve ser esquecido. (Isabel Allende)
  • Escreva BILHETES
  • Escreva listas de coisas a fazer
  • Anote IDÉIAS e pensamentos
  • Copie poemas
  • Faça JOGOS de PALAVRAS e trocadilhos
  • Faça palavras cruzadas
  • Jogue forca
  • Copie letras de música
  • Use agendas de lembranças
  • FAÇA DIÁRIO
  • Faça um caderno de piadas
  • Escreva as HISTÓRIAS que os mais velhos contam
  • Faça álbuns com fotos e informações sobre FAMÍLIA E AMIGOS (qualquer caderno simples serve perfeitamente para isso).

Passaporte da Escrita e da Leitura - Nova Escola.

Português - A língua que escreve como se fala!!!???

Aqui vai a correção do texto dado em sala de aula para as alunas da Pedagogia, noturno, que foi escrito pelo Jô.

Pois é. O português é muito fácil de aprender, porque é uma língua que a gente escreve exatamente como se fala. Não é como o inglês que dá até vontade de rir quando a gente descobre como é que se escrevem algumas palavras. Em português não. É só prestar atenção. O alemão por exemplo. Quer coisa mais doida? Não bate nada com nada. Até no espanhol que é parecido, se escreve muito diferente. Que bom que a minha língua é o português. Quem souber falar, sabe escrever.

Está aí, então, pessoal. Na próxima aula devolvo as atividades e a gente verifica, ok?
Beijos

Nova Palestra

No dia 04/05/09 realizarei nova palestra sobre inclusão do aluno surdo em mais uma escola da Zona Leste: Escola Júlia Amália.
Uma professora da primeira escola gostou muito da primeira palestra que fiz e sugeriu a sua diretora da outra escola. Obrigada à professora Cilene, que indicou meu trabalho! O fato é que quero ajudar dentro de minhas possibilidades e impossibilidades a incluir o aluno surdo o mais rápido e da melhor forma possível. Parece que já está dando certo! Estou plantando sementes...
Beijos

Recursos úteis

Um bom recurso para auxiliar a inclusão de alunos surdos em sala regular é a utilização do Dicionário Trilingue de Fernando Capovilla. Existem escolas estaduais que receberam o dicionário completo para cada sala que continha um aluno surdo.

A partir daí é necessário que o professor comece a trabalhar sempre com o dicionário ao lado.


Comunicação

Mãos que falam... mãos que ouvem!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

JOGO DE MATEMÁTICA


No site http://www.jogos.com/ tem muitos jogos, dos mais variados tipos, todos divididos por categorias.

Na categoria reflexão tem jogos maravilhosos pra usar com os alunos como o jogo BRAIN MACHINE (Máquina Cérebro) que trabalha com as operações básicas da matemática. Ele tem níveis e exige do jogador um raciocínio rápido e conhecimento nas operações e regras mais simples da matemática como, por exemplo, qual operação eu tenho de calcular primeiro (adição ou multiplicação?). Além disso trabalha com percepção visual, organização espacial, estratégia e treino, muito treino.

Um ótimo recurso pra trabalhar com o Fundamental I!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Blogs do 6º Ano...

Abaixo, alguns endereços dos trabalhos das crianças do 6º ano sobre meio ambiente.

http://www.aqua2009.spaceblog.com.br/
http://www.poluicaoedesmatamento.spaceblog.com.br/
http://www.bama.spaceblog.com.br/
http://www.agua.spaceblog.com.br/
http://www.amigasdomeioambiente.spaceblog.com.br/
http://www.amigosdafauna.spaceblog.com.br/
http://www.sosplanetgreen.spaceblog.com.br/
http://www.faunaviva.spaceblog.com.br/
http://www.sbianca85.spaceblog.com.br/
http://www.anasouza.cineblog.com.br/

Vamos prestigiar esses trabalhos que estão ficando lindos!!!

Jogando e aprendendo!!!!



O Jogo FIVE é um jogo de estratégia! É necessário juntar no mínimo cinco bolinhas da mesma cor para que elas sumam... MAS... para cada bolinha que se movimenta nascem três novas bolinhas.
É necessário criar estratégias para que, com o mínimo de movimentos, seja possível eliminar o máximo de bolinhas da mesma cor. O jogador tem que estar sempre atento pois enquanto ele tenta montar um esquema para uma determinada cor e o jogo cria bolinhas novas a todo instante, às vezes outros grupos vão se formando facilitando assim novas possibilidades!
É um jogo de muita atenção, raciocínio, paciência e concentração!!!!

JOGOS - Quase sempre educativos!!!


A grande vantagem dos jogos é o grande apelo audiovisual que encanta as crianças. Essa é uma boa forma de utilizar esse recurso a favor do processo ensino-aprendizagem. Alguns jogos que, normalmente, não são considerados educativos podem começar e ser vistos com outros olhos.
Um jogo que as crianças gostam muito e que ajuda um bocado na elaboração de estratégia para a resolução de problemas chama-se FIVE.
Eu coloco um desafio em número (pontuação alta alcançada por alguém) e o espírito competitivo acaba colaborando para que eles comecem a utilizar o raciocínio e a estratégia para alcançar e ultrapassar aquela determinada pontuação. Sem contar a empolgação! Quando eles percebem efetivamente o jogo, a brincadeira passa da competição para a colaboração já que eles começam a mostrar uns aos outros as estratégias que foram utilizadas para melhorar sua pontuação! É bem divertido! E muuuuito útil!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Trabalhos do 2º ano!!!

E os do 2º ano, então!!! Ficaram muuuuuuuuito legais também!!!!

Esse é do Vinicyos...

... do Paulo...

... do Mateus...

... da Laura...

... o do Giovani...

... do João Guilherme...

... do Guilherme...

... do Eduardo...

... e do Bruno!!!!

Faltam alguns desenhos que não ficaram prontos!!! Essas crianças são tão perfeccionistas... rsrsrsrs

Trabalhos do 1º ano!!!!

Olha só como ficaram os desenhos do primeiro ano!!!!


Esse é o da Yasmin...


... da Helen...


... do Pedro...


... e esse é o da Clara...


Ficaram lindos, né!!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

METODOLOGIA X TECNOLOGIA

No vídeo abaixo nós podemos perceber o quanto a tecnologia é INÚTIL se não houver também uma mudança na METODOLOGIA.


Aprendendo pela WEB

Com o advento da internet muitas coisas ficaram beeeeeeeeeeeeeeemmm mais fáceis e práticas. Claro que dependem da dedicação e empenho de cada um. Dentre facilidades que surgiram uma muito boa, maravilhosa, eu diria, é a possibilidade de aprender uma outra língua gratuitamente.
Segue abaixo alguns sites bons (já utilizados e bem conhecidos dos professores de língua estrangeira) de inglês:

http://www.tolearnenglish.com/
Neste site você encontra testes para saber como anda seu inglês, lições para treinar a gramática e a interpretação.

http://www.englishtown.com/
Neste site você também encontra testes e exercícios. Encontra também exercícios de pronúncia, vídeoaulas e tem um sistema de envio de lições diárias para o e-mail para você treinar diariamente. É só se cadastrar neste último. Não paga nada!!!

Vale a pena dar uma olhadela nos dois!!!!
Beijos e até mais

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Blogs

O sexto ano está super empenhado em montar seus blogs.
Sempre chegam com uma pesquisa ou um artigo novo para colocar.
Abaixo alguns dos links dos alunos da sala...

http://thamaraaprotetoradomundo.spaceblog.com.br/
http://omundopedesocorro.spaceblog.com.br/

Esses ainda estão começando!!!!

domingo, 5 de abril de 2009

Escrevendo a Vida...

... é coisa que começa muito cedo, com atividades como recortar, desenhar, segurar um lápis, pintar... Tudo isso PREPARA A CRIANÇA para aprender a escrever. Se uma criança tem oportuidade de fazer isso em casa, e também tem a sorte de contar com os adultos que leem para ela, já tem boa parte do caminho andado para se alfabetizar bem...

Nova Escola - Passaporte da Leitura e da Escrita

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vale mais que um trocado


"Dinheiro eu não tenho, mas estou aqui com uma caixa cheia de livros. Quer um?" Repeti essa oferta a pedintes, artistas circenses e vendedores ambulantes, pessoas de todas as idades que fazem dos congestionamentos da cidade de São Paulo o cenário de seu ganha-pão. A ideia surgiu de uma combinação com os colegas de NOVA ESCOLA: em vez de dinheiro, eu ofereceria um livro a quem me abordasse - e conferiria as reações. Para começar, acomodei 45 obras variadas - do clássico Auto da Barca do Inferno, escrito por Gil Vicente, ao infantil divertidíssimo Divina Albertina, da contemporânea Christine Davenier - em uma caixa de papelão no banco do carona de meu Palio preto. Tudo pronto, hora de rodar. Em 13 oferecimentos, nenhuma recusa. E houve gente que pediu mais.

Nas ruas, tem de tudo. Diferentemente do que se pode pensar, a maioria dessas pessoas tem, sim, alguma formação escolar. Uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, realizada só com moradores de rua e divulgada em 2008, revelou que apenas 15% nunca estudaram. Como 74% afirmam ter sido alfabetizados, não é exagero dizer que as vias públicas são um terreno fértil para a leitura. Notei até certa familiaridade com o tema. No primeiro dia, num cruzamento do Itaim, um bairro nobre, encontrei Vitor*, 20 anos, vendedor de balas. Assim que comecei a falar, ele projetou a cabeça para dentro do veículo e examinou o acervo:
Tem aí algum do Sidney Sheldon? Era o que eu mais curtia quando estava na cadeia. Foi lá que aprendi a ler. Na ausência do célebre novelista americano, o critério de seleção se tornou mais simples. Vitor pegou o exemplar mais grosso da caixa e aproveitou para escolher outro - "Esse do castelo, que deve ser de mistério" - para presentear a mulher que o esperava na calçada. Aos poucos, fui percebendo que o público mais crítico era formado por jovens, como Micaela*, 15 anos. Ela é parte do contingente de 2 mil ambulantes que batem ponto nos semáforos da cidade, de acordo com números da prefeitura de São Paulo. Num domingo, enfrentava com paçocas a 1 real uma concorrência que apinhava todos os cruzamentos da avenida Tiradentes, no centro. Fiz a pergunta de sempre. E ela respondeu: - Hum, depende do livro. Tem algum de literatura?, provocou, antes de se decidir por Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. As crianças faziam festa (um dado vergonhoso: segundo a Prefeitura, ainda existem 1,8 mil delas nas ruas de São Paulo).
Por estarem sempre acompanhadas, minha coleção diminuía a cada um desses encontros do acaso. Érico*, 9 anos, chegou com ar desconfiado pelo lado do passageiro: - Sabe ler?, perguntei. - Não..., disse ele, enquanto olhava a caixa. Mas, já prevendo o que poderia ganhar, reformulou a resposta: - Sim. Sei, sim. - Em que ano você está? - Na 4ª B. Tio, você pode dar um para mim e outros para meus amigos?, indagou, apontando para um menino e uma menina, que já se aproximavam. Mas o problema, como canta Paulinho da Viola, é que o sinal ia abrir. O motorista do carro da frente, indiferente à corrida desenfreada do trio, arrancou pela avenida Brasil, levando embora a mercadoria pendurada no retrovisor. Se no momento das entregas que eu realizava se misturavam humor, drama, aventura e certo suspense, observar a reação das pessoas depois de presenteadas era como reler um livro que fica mais saboroso a cada leitura. Esquina após esquina, o enredo se repetia: enquanto eu esperava o sinal abrir, adultos e crianças, sentados no meio-fio, folheavam páginas. Pareciam se esquecer dos produtos, dos malabares, do dinheiro... - Ganhar um livro é sempre bem-vindo. A literatura é maravilhosa, explicou, com sensibilidade, um vendedor de raquetes que dão choques em insetos. Quase chegando ao fim da jornada literária, conheci Maria*. Carregava a pequena Vitória*, 1 ano recém-completado, e cobiçava alguns trocados num canteiro da Zona Norte da cidade. Ganhou um livro infantil e agradeceu. Avancei dois quarteirões e fiz o retorno. Então, a vi novamente. Ela lia para a menininha no colo. Espremi os olhos para tentar ver seu semblante pelo retrovisor. Acho que sorria. * os nomes foram trocados para preservar os personagens.

Matéria Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/vale-mais-trocado-432764.shtml

PEDAGOGIA - NOTURNO

教育 - 夜曲

Pra vocês... em Japonês...

Comunicação... Emoção

Os surdos se comunicam visualmente, mas também emocionalmente, tatilmente, gestualmente, corporalmente, dentro de um conjunto de possibilidades e nuances que escapam totalmente ao ouvinte!

Alfredo Conrado

PALESTRA - 02/04/09

Nesta quinta feira realizei minha palestra sobre Inclusão do Aluno Surdo na Escola Regular... Foi muito interessante e os professores acharam muito útil. Muitos acharam esclarecedor, principalmente quando falei sobre aqueles alunos que, por vezes, são considerados indisciplinados e, na verdade, podem ter alguma deficiência auditiva que lhes prejudica a atenção e absorção de assuntos e até mesmo de instruções.
Quando um aluno surdo entra na escola, se depara com professores sem nenhum preparo para lidar com a situação. O que fazer?
Há quatro fatores importantíssimos que são necessários que o professor/coordenador saiba:

- GRAU da PERDA
- IDADE da PERDA
- ETIOLOGIA
- FATORES EDUCATIVOS COMUNICATIVOS

Qual a necessidade de conhecer essas informações? Dessa forma podemos ter noção de como lidar com a criança. É nesse momento que você vai saber se ela sabe ler lábios, se fala, se foi estimulada desde pequena ou quase não teve estímulos, sabe se ela só entende LIBRAS ou não.
A melhor saída, na verdade, está a caminho mas muito vagarosamente, que é o preparo e a sensibilização dos educadores. Mas isso é um processo a longo prazo.


PORTIFÓLIO DIGITAL

O portifólio digital deverá ser feito em um software de escolha do aluno. Um exemplo de portifólio digital pode ser este blog, onde coloco textos, vídeos, links interessantes, áudio e o que achar interessante. Registro conhecimentos agregados e mostro atividades executadas. Posso dividí-lo em diversas categorias, separando, assim, assuntos em pequenos nichos.
Posso colocar fotos e depoimentos, pesquisas e produções próprias. Disponibilizo informações periódicas e notas rápidas e que considero importantes.
Ele não precisa ter um fim! Mas se parar de escrever, ele permanecerá ali, disponível a quem estiver interessado em ler, ver ou participar.
Participar? Sim, pois há o recurso de comentários para que outras pessoas participem do seu blog, opinando, sugerindo, criticando.
Essa é uma forma fácil, divertida e gostosa de fazer pesquisas e registrar descobertas!!!!

Existem vários sites de blogs. Sugiro abaixo alguns conhecidos:

www.blogspot.com
www.spaceblog.com.br
http://blig.ig.com.br/

Prof. Patricia

METODOLOGIA x INTERESSE

Acho importante que todo professor esteja aberto a receber críticas e, se necessário, alterare sua metodologia de ensino para que sua aula seja sempre melhor. Mas é necessário lembrar que além da metodologia há outros fatores que influenciam no aprendizado das pessoas e que, muitas vezes, não dependem de quem está lá, em pé, tentando passar alguma informação. Já dizia um antigo professor meu, da época em que fiz faculdade, no primeiro ano (1995 - naquela época a faculdade era anual e não semestral - pelo menos meu curso foi assim): "faculdade é 20% aula e 80% pesquisa!". Este último depende do aluno. Se não há interesse, iniciativa em buscar informação além do que está recebendo, boa vontade para utilizar os recursos que possui, o sucesso do processo de ensino-aprendizagem fica prejudicado.
É muito importante que o professor seja comprometido com seus alunos e com sua matéria, mas é tão importante que os alunos sejam comprometidos também. E mais, que sejam comprometidos consigo mesmo pois tanto de uma parte, quanto da outra, o foco é o mesmo: o aprendizado do aluno.
Um bom aluno, em geral, é um leitor curioso, com uma ânsia de conhecimento infinita, que vai muito além do que o professor passa. Para ele não basta somente aquilo que viu em sala de aula. É necessário saber mais e mais. É necessário criar associações e relações. Participação em todos os sentidos da palavra, dentro e fora da aula.
Uma boa dica é vivenciar o que se aprende. Segundo confúcio: "Se ouço, esqueço; se vejo, lembro; se vivo, aprendo!".
Vivenciem tudo que aprenderem e nunca mais esquecerão.
Tenham um bom final de semana!!!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

ESCRITORES DE LIBERDADE

"ESCRITORES DA LIBERDADE":

O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues. Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar. Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.


Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade.



http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/641978

Valendo como atividade complementar!!! É um filme muito emocionante e vibrante. Vale a pena assistir.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Simuladores - Second Life



O Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida" que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real".
Esse ambiente virtual tem recebido ultimamente muita atenção da mídia internacional, principalmente as especializadas em informática, pois o número de usuários registados e também os activos têm crescido significativamente, e ainda cresce em forma exponencial

Interdidática SP e DF


Nos dias 1 a 3 de Abril de 2009 está acontecendo em SP a Feira interdidática + Seminários + Fórum. Para entrar como visitante não há custo, apenas para participar dos Seminários e do Fórum. Acontecem exposições e pequenas oficinas que ajudarão o professor a utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) na sala de aula.

Saiba mais em: http://www.interdidatica.com.br/



Nos dia 2 a 4 de Junho acontecerá a INTERDIDÁTICA em Brasília.

Saiba mais em
http://www.congressotecnoeducacional.com.br/




Efeito NEON no Paint

Uma atividade muito interessante para trabalhar com as crianças do 1º e 2º ano é escrever o nome no PAINT e fazer o efeito neon
Para isso é necessário usar a ferramenta Spray com tamanho grande, escrever cada letra em uma cor vibrante diferente e, utilizando o Balde, pintar o fundo de preto.
Veja só como fica!!!!