sexta-feira, 29 de maio de 2009

Visita ao Hospital Stella Maris




No dia 18 de maio, algumas turmas da pedagogia da manhã fizeram uma visita ao hospital acompanhadas pelos professores Cirlândia, Miriam, Lindomar e Patrícia, e também da coordenadora do curso, Leide, para fazer uma doação para a brinquedoteca da pediatria de brinquedos que foram confeccionados pelas alunas do quinto semestre. Foi muito legal e emocionante.
O trabalho na pediatria com as crianças utilizando a brinquedoteca é levado a sério no hospital. Existem pessoas especializadas para cuidar do ambiente.
Parabéns pela iniciativa!!!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

RESGATANDO OS PROVÉRBIOS...

Às vezes nós, professores, um pouco mais "experientes" do que nossos alunos, soltamos algumas frases que deixam nossos queridos com um graaaaaaaaande ponto de interrogação no lugar do rosto. Coisas do tipo: "Devagar com o andor que o santo é de barro!!!"
Eis que vemos aquelas carinhas momentaneamente estancadas em um pensamento longínquo: "o que é andor? quem falou em santo?????"
Então percebemos que além das gírias, os provérbios também denunciam nossa idade... rsrsrsrsrs. Por isso, com o 5º ano, estou trabalhando um resgate de provérbios que está sendo bem interessante.
- Para início do trabalho comecei a aula citando algumas frases e vendo as respectivas carinhas. Expliquei do que se tratava e comecei a perguntar quem conhecia algum.
Aos poucos os alunos foram puxando na memória frases que eles usavam com os amigos etc.
Então pedi que os alunos perguntassem a pessoas mais velhas 5 provérbios e trouxessem anotado na aula seguinte.
- Começamos então, na segunda aula, a mexer no Power Point (ou similar) para conhecer o que são SLIDES e que tipos de recursos podemos encontrar no software. E então começamos a montar uma apresentação onde eles:
- Se apresentam,
- Explicam o que são provérbios,
- Citam 1 provérbio em cada slide com sua respectiva explicação que é toda trabalhada durante a aula,
- Procuram imagens que façam referência ao provérbio,
- Criam efeitos para fazer a apresentação aos outros alunos.

Dessa forma trabalhamos:
- Informática: editor de apresentações e seus recursos de animação e formatação, pesquisa na internet,
- Português: interpretação de texto,
- História: resgate cultural do povo.

Os slides ficaram ótimos!

Noviça Rebelde!!!!! Quem viu???????

Olha esse vídeo do youtube em uma central de trem!!!!
Quem já assistiu e curtiu o filme A NOVIÇA REBELDE vai gostar!!!!
INOVAÇÃO... essa é a palavra!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=0UE3CNu_rtY

Não consegui colocar o vídeo, então coloquei o endereço!!!!

BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSS

2º Congresso Nacional sobre Surdez






O Congresso foi ótimo!!! Muitas informações novas, muitas pessoas novas, grande quantidade de crescimento pessoal e profissional!!!!

Apresentação do Hieroglifo Egipcio

Gente... Faltou essa foto!!!!!

Me perdoem....

Apresentação do Hieroglifo Egipcio

Gente... Faltou essa foto!!!!!
Me perdoem....

Apresentação da Escrita Árabe


Apresentação da Escrita Maia


Apresentação Pinturas Rupestres


Apresentação da Escrita Cuneiforme


Apresentação da Escrita Chinesa


Apresentação de Ideogramas


Apresentação da Escrita Japonesa


PEDAGOGIA - NOTURNO

Estas são as alunas do curso de Pedagogia - 3º Semestre - Noturno - das Faculdades Integradas Torricelli. Estão apresentando seus trabalhos da matéria de História da Leitura e da Escrita. Em um futuro distante, esses trabalhos serão encontrados e as pessoas que o fizerem receberão mensagens de otimismo, alegria e determinação. Um grupo grande, não muito homogêneo em alguns aspectos mas completamente comprometido!!!!
Foi uma oportunidade e tanto dar aula para essas mulheres!!!!
Um beijo a todas!

terça-feira, 26 de maio de 2009

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

"Aprendemos quando relacionamos, integramos. Uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas, corporais".

J.M. Moran
Estamos em uma época em que é necessário que o professor se integre às tecnologias para poder integrá-las entre elas.
Ainda temos profissionais que têm "medo" da máquina, ou mesmo um certo receio. Nesse momento é de grande importância que esses profissionais assumam uma posição frente às novas tecnologias. Essa nova geração tem um acesso quase sem limite as informações. Faz parte do papel do professor estar a frente disso para auxiliar o aluno a selecionar, separar, analisar compreender e construir seu conhecimento mediante esse dilúvio informativo.
A informática está aí e não é mais possível negar ou viver sem ela.
Então, mãos à obra! Vamos nos modernizar para integrar!!!!!!!!!
Até mais

sábado, 16 de maio de 2009

GRAU DA PERDA AUDITIVA


A perda auditiva pode ter níveis variados:

• NORMALIDADE → até 20dB
• LEVE → 21 dB até 40 dB
• MODERADA → 41 até 65 dB
• SEVERA → 70 até 90 dB
• PROFUNDA → acima de 90 dB
• ANACUSIA (perda sem resíduo auditivo)

Mas como saber na prática o que isso significa?

O gráfico ao lado ilustra.

E, juntamente com os outros itens que devem ser considerados importantes (etiologia, idade da perda, fatores comunicativos/educacionais), percebemos que problemas auditivos nas crianças criam situações únicas, diferenciadas. Cada uma teve uma forma diferente de ser tratada - umas tiveram mais estímulos que outras - o grau de perda diferenciado facilita ou dificulta o processo, e também a idade em que perderam (antes ou depois de aprenderem a falar).

Dessa forma começamos a entender que OS SURDOS NÃO SÃO TODOS IGUAIS.

Nos próximos posts falarei um pouco dos outros itens!

Beijos

WEBQUEST

Essa é uma forma divertida, interdisciplinar e muito envolvente de desenvolver projetos.

Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.
O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
Dodge a define assim:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet." (SENAC)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Prêmio Jovem Cientista!!!

Nesta edição, o Prêmio Jovem Cientista desafia estudantes e graduados a criarem soluções para um dos grandes problemas da humanidade: busca por soluções que diminuam os impactos causados ao meio ambiente pelo uso das diversas formas de energia. A energia é imprescindível a nossa sobrevivência, mas deve ser produzida e consumida sem comprometer as gerações futuras.

Que tal dar uma olhadela?

http://www.jovemcientista.cnpq.br/