sábado, 31 de julho de 2010

ORKUT e seus jogos...

Aposto que todo mundo que passa por aqui tem Orkut....
Mesmo com o facebook por aí, o Orkut ainda domina o Brasil.
E esses joguinhos que existem no orkut viciam, não é mesmo? (no facebook e outras redes sociais tb)
Mas vocês já pararam pra pensar que dá pra usar esses joguinhos de forma pedagógica?
Meu filho viu a prima jogando o CaféMania (ORkut) e pediu pra eu fazer um pra ele.... Sabe que até eu gostei e tenho brincado com ele....
Ele sempre pergunta: "Mãe, como está nosso café?" e aí a gente entra e brinca.

Esse cafe dá pra trabalhar vários conceitos simples e de uso diário. Por exemplo:

Você consegue trabalhar matemática:
- quantas pessoas passam durante uma hora no café?
- se eu quiser que o café funcione durante 10 horas, quantas refeições tenho que preparar? Quanto vai me custar? Quanto vai me render?

Para se trabalhar informações como estas temos variáveis: quantas portas existem no café (quanto mais portas, mais pessoas entram), quantas cadeiras e mesas temos, pois cada mesa só serve para uma pessoa, então tenho que contar uma mesa e uma cadeira. Cadeira sem mesa não conta nem mesa sem cadeira; ou mesa com mais de uma cadeira só conta 1 cadeira; quantos garçons existem no café... Dessa forma, cada criança vai ter resultados diferentes. Então é necessário ter, antes das contas, a informação das variáveis, ou seja, ter informações sobre a estrutura física e humana do café.

Também temos a parte de percepção visual, geometria.
Os avatares andam em linhas retas. O chão do café é como um tabuleiro de xadrez. Então, dependendo da forma como coloco os móveis fica difícil chegar à cadeira ou mesmo impossível (cadeira perdida e não pode entrar na estatística). Também pode ficar mais difícil de o garçom chegar até lá, então o cliente sai insatisfeito pois não foi atendido. Qual a forma de dispor os móveis que facilite para o garçom chegar mais rápido e não deixar de atender ninguém?
Pegando o gancho deste último questionamento é possível trabalhar marketing pessoal, importância da boa relação e do respeito pelas pessoas.

Tem ainda os pratos que possuem 4 características:
Valor, rendimento, experiência, tempo de preparo.
Em alguns pratos o tempo de preparo é grande e o número de porções é baixo, mas cada unidade rende um bom dinheiro e dá uma boa experiência (pontos que aumentam o nível e liberam mais recursos).
Já existem pratos que dão uma baixa experiência, que custam pouco, mas são feitos de forma rápida e têm um grande número de porções. Posso fazer várias vezes ao dia....
Qual vale mais a pena fazer? O que custa caro mas tem poucas porções ou o que custa barato mas tem um grande número de porções? O que dá mais experiência ou o que demora menos?
Com os rendimentos eu posso comprar mais mesas, contratar mais pessoas, aumentar o tamanho do meu café, decorar (quanto mais decorado, melhor) etc.

Depende .... Aí podemos trabalhar com metas e objetivos!!!!!

Bom... aqui tem algumas formas de trabalhar com joguinhos chamados "não pedagógicos". As crianças adoram jogar e se bem direcionadas e orientadas acabam assimilando conceitos simples de forma rápida e divertida....

Espero que tenham gostado do post.... Adoraria um feedback de vocês...
Beijosssssss e até a próxima!