terça-feira, 31 de março de 2009

Instrução Programada

A instrução programada é uma das formas de se trabalhar com a informática na Educação. É um trabalho direcionado, onde professor conduz linearmente as informações e questionamentos dos alunos.
Funciona de maneira simples: divide-se o conteúdo em pequenos segmentos (módulos) depois do qual sempre há um questinamento para a confirmação de aprendizado. Esse questionamento encaminhará para uma resposta correta, que deve ser confirmada utilizando-se de algum recurso visual com uma imagem, ou até mesmo de um som, e pode ser acompanhado da explicação para fixação do assunto - ou o questionamento encaminhará para uma resposta errada onde pode haver uma explicação do que seria o correto antes de o aluno continuar, ou mesmo, pode ser uma segunda chance, fazendo com que o aluno refaça o exercício. Abaixo temos um exemplo bem simples:

Conteúdo
Mamífero é todo o animal que mama quando é filhote.
Todo animal que mama quando filhote é um mamífero

Questionamento
Quando um animal mama ao nascer, podemos afirmar que ele é um _____________

Para resposta correta...
Parabéns!!! A resposta correta é Mamífero

Para resposta incorreta...
Ah..... Não foi dessa vez! Tente novamente!!!

Uma forma interessante e simples de se utilizar essa forma é com o software de Edição de Apresentação (power point, br office impress...) Onde cada parte fica em um slide que pode ter um apelo audiovisual interessante (mas não exagerado) e, para ligar umas as outras utilizamos o HIPERLINK.

Tente fazer uma instrução programada com o Editor de Apresentações

Nenhum comentário:

Postar um comentário