sexta-feira, 3 de abril de 2009

METODOLOGIA x INTERESSE

Acho importante que todo professor esteja aberto a receber críticas e, se necessário, alterare sua metodologia de ensino para que sua aula seja sempre melhor. Mas é necessário lembrar que além da metodologia há outros fatores que influenciam no aprendizado das pessoas e que, muitas vezes, não dependem de quem está lá, em pé, tentando passar alguma informação. Já dizia um antigo professor meu, da época em que fiz faculdade, no primeiro ano (1995 - naquela época a faculdade era anual e não semestral - pelo menos meu curso foi assim): "faculdade é 20% aula e 80% pesquisa!". Este último depende do aluno. Se não há interesse, iniciativa em buscar informação além do que está recebendo, boa vontade para utilizar os recursos que possui, o sucesso do processo de ensino-aprendizagem fica prejudicado.
É muito importante que o professor seja comprometido com seus alunos e com sua matéria, mas é tão importante que os alunos sejam comprometidos também. E mais, que sejam comprometidos consigo mesmo pois tanto de uma parte, quanto da outra, o foco é o mesmo: o aprendizado do aluno.
Um bom aluno, em geral, é um leitor curioso, com uma ânsia de conhecimento infinita, que vai muito além do que o professor passa. Para ele não basta somente aquilo que viu em sala de aula. É necessário saber mais e mais. É necessário criar associações e relações. Participação em todos os sentidos da palavra, dentro e fora da aula.
Uma boa dica é vivenciar o que se aprende. Segundo confúcio: "Se ouço, esqueço; se vejo, lembro; se vivo, aprendo!".
Vivenciem tudo que aprenderem e nunca mais esquecerão.
Tenham um bom final de semana!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário