sexta-feira, 3 de abril de 2009

PALESTRA - 02/04/09

Nesta quinta feira realizei minha palestra sobre Inclusão do Aluno Surdo na Escola Regular... Foi muito interessante e os professores acharam muito útil. Muitos acharam esclarecedor, principalmente quando falei sobre aqueles alunos que, por vezes, são considerados indisciplinados e, na verdade, podem ter alguma deficiência auditiva que lhes prejudica a atenção e absorção de assuntos e até mesmo de instruções.
Quando um aluno surdo entra na escola, se depara com professores sem nenhum preparo para lidar com a situação. O que fazer?
Há quatro fatores importantíssimos que são necessários que o professor/coordenador saiba:

- GRAU da PERDA
- IDADE da PERDA
- ETIOLOGIA
- FATORES EDUCATIVOS COMUNICATIVOS

Qual a necessidade de conhecer essas informações? Dessa forma podemos ter noção de como lidar com a criança. É nesse momento que você vai saber se ela sabe ler lábios, se fala, se foi estimulada desde pequena ou quase não teve estímulos, sabe se ela só entende LIBRAS ou não.
A melhor saída, na verdade, está a caminho mas muito vagarosamente, que é o preparo e a sensibilização dos educadores. Mas isso é um processo a longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário