Na semana passada tivemos a I Jornada Científica das Faculdades Integradas Torricelli. Nela palestrei sobre a inclusão do aluno surdo.
A idéia da palestra é sensibilizar professores e profissionais que não conhecem muito sobre o mundo do surdo; mostrar como é complicado aprender a ler e a escrever quando não se pode ouvir. Acredito que as pessoas puderam sentir que os surdos e d.a., não são todos iguais. Cada um tem sua peculiaridade e seu potencial diferenciado por seu grau de perda da audição, por sua etiologia da perda, a idade em que perdeu a audição e também o quanto demorou (ou não) para ser estimulado uma vez descoberta a surdez.
Na palestra dou sugestão de filmes e livros que acho interessantes para pessoas leigas conhecerem um pouco mais sobre esse mundo tão especial da surdez. Um deles é o livro de Oliver Sacks, VENDO VOZES, livro de cabeceira.
Em uma das palestras havia uma professora especializada em Educação Especial (como um todo) PRofª Gladis, que contribuiu com a dica de filme BORBOLETAS DE ZARGOSK, escola de surdocegos.
Procurei esse filme na Internet para baixar e infelizmente não achei.
ResponderExcluirTenho um filme lindo baseado na história de Helen Keller. Chama-se Black, eu me emocionei muito com esse filme. Se quiser posso mandar uma cópia do dvd que fiz para vc.
Vc tem o filme Borboletas de Zargosk?? Poderíamos fazer uma troquinha... O que acha??
Um beijão! Se te interessar passa lá no meu blog. bjks, Jeane.